Dicas para Fazer Mudança de Residência

Escrito por on 29 de janeiro de 2015 in Organização - Nenhum Comentário -

É muito difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha passado por uma mudança de residência. As pessoas se mudam todos os dias por diversos motivos, como: ir para um imóvel maior, pagar um valor menor de aluguel, mudança de cidade, após comprar uma casa, etc.

A verdade é que, por melhor que seja o local para o qual se está indo, uma mudança é sempre muito trabalhosa. Portanto, prepare-se para dias cansativos. Entretanto, existem algumas medidas que podem amenizar o trabalho e evitar dores de cabeça. Confira!

Dicas Para Empacotar os Objetos

Quando se fala em mudança, muitas pessoas logo pensam no transporte das peças grandes, como móveis e eletrodomésticos. Porém, não podemos nos esquecer dos objetos que são pequenos, mas que são muitos. É preciso organizá-los para que eles não empaquem a mudança.

Geralmente uma mudança é algo planejado com certa antecedência. Quanto antes você começar a se organizar, melhor. Para fazer tudo com calma o ideal é começar a empacotar os objetos com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Assim você consegue fazer um pouco a cada tempo livre que tiver e não acumula para os últimos dias.

Mudança

Mudança

Caixas

Para organizar a sua mudança você precisará de muitas caixas. Procure nos supermercados e lojas próximos da sua atual residência. Esses locais costumam descartar um grande número de caixas todos os dias.

Leve em consideração os tamanhos. Você irá precisar de caixas de diversos tamanhos. As caixas de tamanho médio são as que você mais vai usar. As caixas muito pequenas não são muito práticas e as grandes dificultarão o transporte.

Proteja Objetos Quebráveis

Todo mundo tem peças quebráveis em casa, principalmente na cozinha. Nesse caso é importante proteger os objetos para que não se quebrem. O ideal é utilizar plástico bolha para envolver cada peça antes de colocar nas caixas. Porém, se você não tiver em casa e quiser economizar, poderá utilizar jornal.

Verifique se a caixa em que você irá colocar os objetos frágeis está com o fundo bem firme. Para garantir, use fita adesiva daquelas grossas, indicadas para fechar caixas mesmo, para reforçar o fundo e evitar que ele se rompa.

Disponha as peças já embrulhadas nas caixas de forma que elas fiquem firmes. Se ficarem balançando dentro da caixa, correm um risco maior de se quebrarem. Quando terminar, feche a caixa e lacre com a fita adesiva novamente.

Objetos Frágeis

Objetos Frágeis

Use Sacos Plásticos

Para objetos que não são quebráveis, você pode usar sacos plásticos. Os de lixo são grandes e resistentes e cumprem bem o papel. Use-os para colocar roupas de cama, mesa e banho, potes de plástico, almofadas, sapatos, etc.

Etiquete as Caixas

Para não se perder em meio a um mar de sacos e caixas, faça etiquetas dizendo o que contém em cada um. Isso ajuda na hora em que você for abrir as caixas na casa nova para organizar tudo. No caso das caixas com as peças quebráveis, escreva a palavra FRÁGIL para que tenham cuidado no transporte.

Use Malas Para as Roupas

Se você tiver malas em casa, use-as para colocar o maior número de roupas que conseguir. Nas malas as roupas ficam mais organizadas e não amassam tanto quanto ficariam em sacos plásticos. Assim, na casa nova, tudo o que você terá que fazer é retirar as peças da mala e colocar no guarda roupas. Além disso, o transporte das malas será feito de forma mais prática.

Se tiver mochilas, use-as para peças menores, como camisetas, roupas íntimas, meias, etc. No caso das camisetas, faça rolinhos com as peças para ganhar espaço. Para peças pequenas, como meias e roupas íntimas, coloque-as em sacolas plásticas antes de colocar na mala ou mochila para deixar tudo bem organizado.

Dê preferência para colocar nas malas as roupas mais novas e que são mais delicadas. As roupas de dia-a-dia poderão ser colocadas em sacos ou sacolas plásticas.

Dicas Para os Móveis

Observe os seus móveis e veja o que precisará ser desmontado. Quanto mais peças puderem ser transportadas sem desmontar, melhor. Mas lembre-se de medir e verificar bem as portas da sua casa atual e do imóvel para o qual você está se mudando. É melhor ter um trabalho a mais montando e desmontando do que correr o risco de ter os móveis danificados.

O ideal é desmontar um ou dois dias antes da mudança. Assim você conseguirá fazer tudo com calma e não correrá o risco de perder peças. Use etiquetas adesivas para colocar em cada peça dos móveis para te ajudar na hora da montagem. Separe em saquinhos os pregos, parafusos e quaisquer outras peças pequenas, para não correr o risco de perder.

Se puder, envolva as peças em plástico bolha ou mesmo um lençol para evitar que sofram arranhões e batidas enquanto são transportadas. O mesmo vale para os eletrodomésticos que não podem ser desmontados, como fogão, geladeira, máquina de lavar, etc.

Móveis

Móveis

O Transporte da Mudança

Para realizar uma mudança é necessário um caminhão. Na hora de contratar alguém, pesquise preços, mas também leve em consideração o tamanho do caminhão, se cabe todas as suas coisas, se dispõem de pessoas para carregar, etc.

O Que Vai no Caminhão x Carro?

Não é porque você contratou um caminhão que tudo irá dentro dele. Selecione alguns objetos mais importantes, que são frágeis e leve de carro. Se for uma mudança dentro da mesma cidade, você poderá fazer várias viagens. O ideal é levar o máximo de coisas que conseguir, se possível um ou dois dias antes da mudança oficial.

https://www.youtube.com/watch?v=fKNcNz2ZiGE

A sugestão é que você leve no carro objetos como: Computadores, televisores, caixas com objetos quebráveis, roupas, etc. Mesmo que o seu automóvel não seja uma pick-up, você poderá deitar o banco de trás e conseguir um espaço razoável.

Se puder, peça a ajuda de familiares e amigos que tenham carro, assim você conseguirá levar tudo ainda mais rapidamente. Dessa forma, você reduz a quantidade de tarefas para o dia da mudança, que já será cansativo. Tudo o que você puder adiantar, faça. Isso irá te ajudar a ter um dia um pouco menos cansativo.

Deixe um Comentário