Ensine Seus Filhos a Serem Organizados

Escrito por on 18 de fevereiro de 2013 in Organização - Nenhum Comentário -

O dia começando em uma casa com crianças pode ser um dos mais cansativos do mundo, bem como quando ele termina. Nada está no lugar, as coisas estão perdidas e gritos chamando pela mãe são comuns para encontrar a camiseta, o sapato e até mesmo a mochila para a escola, que na maior parte das vezes está vazia, e é preciso que se coloque tudo o que há para o dia.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Mas há uma solução simples para quer ter filhos organizados. Diversos educadores infantis ensinam que o segredo é ensinar e não organizar por eles, pois os pequenos, sejam crianças ou adolescentes, precisam aprender, e quanto mais cedo melhor, a colocar as suas coisas no devido lugar e assim não ter problemas com a casa e tornar a vida dos pais mais fáceis. Confira a seguir algumas dicas para ensinar seus filhos a serem organizados.

Os Pais Devem Dar o Exemplo

Os filhos tendem até a idade mais avançada, a repetir o comportamento dos pais e usam isso como argumento. “Se meu pai não faz, por que devo eu fazer?”. Logo, os pais devem começar mostrando aos pequenos prazeres de ter uma casa organizada e uma vida com regras. Eles são a figura mais explicativa e guia para os pequenos e medianos e precisam não dar corda para uma argumentação falha como “você não faz, não devo fazer”.

Os pais também devem ser os maiores incentivadores de como os filhos devem se organizar organizando a própria vida com horários, mostrando que com poucos atos os pequenos podem sim ter uma vida sem pressa e com mais ordem. Os pais devem mostrar também os benefícios de uma organização para uma vida melhor e não uma massante coisa a ser feita. Se os pais não acham prazeroso ser organizado, os pequenos também não vão achar.

Casa Coisa Em Seu Lugar na Casa

O segredo para organização para crianças e adultos é sempre ter espaço para cada objeto. Para qualquer idade os pais devem determinar que os objetos fiquem em espaço temático. Exemplo: pranchas para livros, mesa para caderno em uso e computador, guarda roupa para roupas e as coisas devem estar em seu devido lugar.

O ideal é organizar o quarto das crianças e a casa para que cada coisa fique em seu lugar por tema e, caso seja encontrado em outro espaço que não seja a criança deve levar para o local correto ou mesmo o adulto. Vale lembrar aqui que as crianças tendem a copiar os adultos e se os pais não fazem o mesmo, não espere um comportamento melhor do seu filho.

Caso sejam crianças pequenas, crie baús para guardar brinquedos e caixas para os itens menores. Para os adolescentes, o que é bem mais complicado, veja dicas de espaços em que eles se sintam bem e ao mesmo tempo possam se organizar. Gaveteiros são uma ótima dica para organização de quarto e na sala uma estante maior com compartimentos com temas podem ajudar bastante.

Horários Devem Ser Cumpridos e É Bom Ter Agenda!

A melhor coisa a se fazer é ter horário para tudo. Para adultos e crianças é importante que se tenha hora do que fazer e prioridades e uma boa dica é montar uma rotina para as crianças e adolescentes. No começo pode ser dificultoso, mas com o tempo todos vão se acostumar a ter horário para tudo e vão conseguir ter mais tempo para diversão.

Para acostumar um filho a uma agenda é preciso que se comece desde cedo. Desde os primeiros anos de escola o pequeno deve ter hora para fazer as atividades escolares, estudar e depois diversão. Com o tempo eles mesmos não vão em busca da sua agenda, que deve ser apregoada em um local visível como mural no quarto, porta de geladeira, dentro outros. Quanto mais claro para toda a família, melhor.

Saiba Mais

Saiba Mais

Um horário para atividades deve ser proporcional a idade e necessidades de estudo e pode ser uma dica para organizar os pais também em suas rotinas. Se estes começarem e mostrarem que seguem as suas atividades como todos os outros irão ajudar os pequenos a absorver mais ainda uma rotina.

Em algumas épocas a rotina de horários pode mudar como próximo de provas. Para isso os pais devem estar acompanhando as atividades para assim poder determinar quando se faz cada época do ano. Com o período escolar é mais comum porque já é de praxe que os meses de março, junho, setembro e novembro sejam de provas para todas as idades, caso sejam provas em quatro unidades.

Punição Não, Apenas Troca de Atividades!

O que muitos pais faziam há alguns anos é punir os filhos que não seguem sua rotina organizada ou perdem compromissos como prova. Muito errado. Bater nos filhos como punição pode ter um efeito reverso como criar um trauma ou ódio de uma atividade, já que a criança precisa apanhar para ter que fazer isso.

Comprar a criança também não é nada agradável para a sua criação, pois pode ter efeito gradativo na idade adulta. Há adultos que simplesmente acreditam que, cumprindo as suas funções vão ter uma premiação e isso veio de quando eram crianças quando os pequenos tiram uma nota ou arrumam seu quarto e ganham R$ 10 ou ainda um presente que estavam pedindo faz um bom tempo.

A compra da criança ou adolescente ou compensação por ele fazer mais do que sua obrigação não é nada bom para ter um filho organizado, pois este vai sempre esperar por algo quando cumprir suas atividades. Uma dica é compensar de outras formas como mais tempo no computador caso faça o dever se casa em ordem e mais cedo ou ainda mostrar o quanto ele foi bom na prova porque estudou com mais afinco. Premiar é um péssimo vício e pode ter um efeito bem pior futuramente, pois o adulto de hoje é o espelho do que ele era anteriormente quando estava sendo educado em casa.

Deixe um Comentário