Ideias de Como Guardar Sapatos

Escrito por on 12 de março de 2014 in Organização - Nenhum Comentário -

Desde que os armários foram inventados descobrimos que temos sapatos de mais e espaço de menos para guardá-los da maneira correta. Uns colocam os mesmos jogados, por aqui e por ali, outros enfiam o que podem debaixo da cama e quando precisa deles é um salve-se quem puder.

Há muitas pessoas que não gostam de ter seus sapatos misturados às suas roupas, pois veem nisso um hábito bastante anti-higiênico, já que os calçados estão sempre passando pelos lugares mais sujos possíveis, o que inclui água suja, fezes de animais, insetos e muito mais. Então, preferem deixar os mesmos longe das roupas e num local reservado exclusivamente para eles.

Ideias de Como Guardar Sapatos

Há diversos modos e lugares para se guardar os sapatos de todos os dias, uns preferem ambientes mais abertos, para que os mesmos possam ventilar com maior facilidade e ainda não contrair o mau cheiro causado pela umidade dos pés; outros preferem os lugares fechados, assim os calçados ficam guardadinhos e bem acomodados, sem que estejam a exposição o tempo todo.

Acontece que não há uma unanimidade no assunto, já que gosto é gosto e isso definitivamente não se discute, por isso, vamos às ideias:

Ideias

  • uma estante branca repleta de nichos pode se transformar numa linda sapateira, mas para deixá-la com um toque mais elegante e diferenciado é só aplicar na mesma os mais variados adesivos, levando em consideração as cores que mais se sobressaem no ambiente. Apesar de ser um móvel simples, não é tão fácil de encontrá-la por aí, por isso, se quiser uma igual vá até um marceneiro e peça para fazer, é bem simples e certamente não ficará muito caro.
  • o uso de colmeias com tampa também vem sendo bastante usado para organizar os sapatos, e as coloridas são as opções mais queridas, pois trazem alegria e frescor ao ambiente. Elas são perfeitas para guardar os calçados mais leves, como rasteiras e chinelos e em cada uma delas cabem até dois sapatos.
  • outra opção inteligente e bastante fashion de organização são as cremalheiras colocadas em paredes vazias para acoplar armações que possam segurar os calçados. Elas podem se adaptar bem em qualquer espaço e cabe uma grande variedade de sapatos.
  • se você for adepto da versatilidade aposte nos cestos de vime retangulares ou quadrados para organizar seus calçados, eles ficam perfeitos para guardar sapatilhas, rasteirinhas e chinelos. E se quiser uma maior proteção, basta colocar primeiro os sapatos num saquinho transparente.
  • outra dica basta interessante, barata e para lá de inusitada é juntar vários canos de PVC do mesmo tamanho e com uma boa largura e formar uma sapateira. Se quiser você pode encapar um a um antes de montar e juntá-los usando cola quente ou parafuso. Além de ficar bem diferente, ocupa muito pouco espaço e mantém a eficiência da organização.
  • agora se nenhuma das ideias listadas fizer sua cabeça, pense em usar caixotes de feira, lixados, pintados e enfeitados para guardar seus calçados. Eles formarão nicho que podem ser empilhados ou presos à parede.
  • e pasmem, uma escada já velha, mas depois de receber uma boa pátina pode se transformar numa moderna sapateira, sendo perfeita para receber os sapatos de salto de alto, que nela são enroscados.
  • há também uma opção bastante prática e que pode ser adquirida em qualquer loja: aquelas caixas grandes e organizadoras, nelas cabem vários pares de sapatos e as mesmas podem ser colocadas em qualquer cantinho e garantem sapatos bem arrumados e organizados, mas o melhor é limpar a sola dos mesmos antes de guardar, senão a sujeira de um pode passar no outro e isso não é legal!
  • também há a possibilidade de se usar caixa de sapato para ser usada aberta e empilhá-la uma a uma, ocupando somente um cantinho do quarto e deixando tudo sempre a mão. Isso faz com que você não perca tempo destampando as caixas para saber onde está cada sapato.
  • Se você busca algo mais convencional, existem aquelas sapateiras flexíveis que podem ser compradas em lojas de produtos para casa e que cabem tanto atrás da porta quanto embaixo da cama, sendo perfeitas para aqueles lugares que sofrem com a falta de espaço.

Dicas Para Preservar os Sapatos

Agora que todos já sabemos qual a maneira certa para organizar os sapatos, é importante também que saibamos com conservá-los bonitos por mais tempo:

  • procure não deixar os sapatos empilhados, mas se de todo isso for preciso, faça sempre com que as partes de cima fiquem uma em contato com a outra, jamais guarde o acabamento do sapato em contato com a sola do outro, senão corre-se o risco de estragar a peça.
  • há saquinhos próprios para guardar os sapatos, feitos de tnt e os mesmos facilitam bastante na hora de guardar os calçados na mala da viagem.
  • jamais coloque os sapatos sujos na sapateira, limpe-os bem primeiro e, da mesma forma, não os guarde ainda úmidos, espere até que sequem por completo.
  • limpe seus calçados usando sabão neutro e pano úmido e, depois, engraxe-os se necessário, procure não se arriscar com o uso de receitas milagrosas.
  • deixe num local mais acessível os sapatos que você usa mais e guarde aqueles de festas ou que façam parte de outra estação, agindo assim a praticidade aumenta na hora de buscar os sapatos para usar.
  • as botas devem ser organizados de maneira que seu cano não sofra com deformações, isso é possível quando se usa os suportes adequados, mas caso queira economizar coloque garrafas de plástico ou revistas enroladas dentro delas para que o cano fique esticado.
  • sempre que puder deixe os armários dos calçados abertos para evitar que os mesmo passem a cheirar mal.
  • procure não colocar as roupas e sapatos no mesmo armário, para evitar que a sujeira dos calçados passe para as roupas.
  • caso opte por guardar os calçados em caixa, não se esqueça de fazer furos na tampa para que os mesmos possam ventilar.

Como foi possível observar há inúmeras formas de se guardar os calçados, o que importa é que os mesmos estejam sempre organizados e limpos, para que sejam preservados pelo maior tempo possível.

Deixe um Comentário