Maneiras Criativas de Organizar Livros

Escrito por on 23 de janeiro de 2015 in Organização - Nenhum Comentário -

Se antes os livros ficavam guardados dentro do armário, hoje eles se tornaram parte da decoração de ambientes. Existem muitas formas criativas de organizar os seus livros e, ao mesmo tempo, usá-los na decoração. Se você quer usar seus livros para decorar a sua casa, confira as nossas dicas.

Estante Com Nichos Para Livros

Usar estantes com nichos é uma das formas mais simples de organizar os seus livros. Nesse caso, é interessante que você tenha uma quantidade razoável para ocupar todo, ou quase todo, o móvel.

Se preferir, você poderá mandar fazer a estante para que ela se encaixe perfeitamente nos seus móveis. Existem modelos de estantes que vêm com escrivaninha. Esse é o tipo de opção ideal para quem mora em imóveis menores e precisa aproveitar todos os espaços da melhor maneira.

No caso de sobrar espaços na estante, use a sua criatividade e disponha algumas peças decorativas em alguns nichos. Peças coloridas dão um efeito muito interessante e deixam o ambiente cheio de vida.

Em relação a cor da estante, as cores mais neutras são as opções mais indicadas. Dessa forma você tem mais liberdade para acrescentar cor com as peças decorativas, e, claro, as capas dos livros.

Nichos de Parede Para Livros

Diferente da estante citada anteriormente, os nichos de parede são uma espécie de prateleira. É possível encontrar tanto opções mais básicas, como as em formato quadrado ou retangular, quanto as mais criativas, como balões de história em quadrinhos, com formas arredondadas, etc.

Os nichos de parede dão bastante liberdade para compor a decoração. Você pode brincar combinando peças de cores diferentes, intercalar livros com objetos interessantes… As opções são infinitas.

Suporte Invisível Para Livros

O chamado suporte invisível para livros nada mais é do que um pedaço de metal que é preso à parede por parafusos. A peça se torna “invisível” assim que os livros são colocados sobre ela. O efeito é bem interessante e você pode brincar posicionando suportes em algumas paredes.

Não é difícil encontrar esse tipo de suporte. Na verdade, é um objeto que não tem nenhum segredo. Se trata de um metal em formato de “L”, com cerca de 10 cm em cada parte. Uma das partes, a que será presa na parede, precisa ter de 2 a 4 furos para encaixar o parafuso. É importante usar buchas para fixar bem e não correr o risco de os livros caírem.

Prateleiras Para Livros Com Frases

Em lojas especializadas em decoração você irá encontrar diversos modelos de prateleiras com frases, que são bem mais charmosas do que as tradicionais. Geralmente essas peças são encontradas com frases em inglês, porém, se você conhece algum marceneiro poderá encomendar sua prateleira com a palavra ou frase que você escolher.

Prateleira Para Livros de Caixotes

Quem gosta de uma decoração com um toque rústico poderá fazer uso de caixotes de madeira para organizar os seus livros. Basta empilhar uns 3 ou 4 caixotes e organizar os livros, como se fosse uma estante mesmo.

Dá para deixar o caixote ao natural, passar verniz ou mesmo pintar nas cores de sua preferência. Esse tipo de estante improvisada com caixotes é bastante versátil e pode ser usada de diversas formas na decoração, como sapateira, armário de cozinha, criado mudo, etc.

Prateleira Para Livros Feita Com Escada

Sabe aquelas escadas antigas de madeira, usadas por pintores, pedreiros, etc.? Se você tem uma em casa que está velha e não sabe o que fazer com ela, saiba que poderá transformá-la em uma prateleira cheia de estilo para colocar os seus livros.

Para fazer isso, use peças de metal com furos. Será preciso prender essas peças na escada para depois prender na parede É importante deixar um espaço entre a escada e a parede para que os livros fiquem seguros, sem risco de cair.

Quanto mais desgastada tiver a escada, melhor. Cada mancha ou sinal de desgaste faz parte da peça e ajudou a deixá-la com ainda mais estilo e beleza. A combinação da escada com os livros fica muito interessante.

Livros Como Peças de Decoração

Depois de ver algumas maneiras criativas de organizar livros, confira as nossas dicas de como usar livros na decoração. Nesse caso, você deverá descumprir um velho conselho e terá que julgar um livro pela capa. Quanto mais bonita e diferente for a capa, melhor será o resultado.

Livros Pequenos: Vários livros pequenos podem ser empilhados para ser usados na decoração. Algumas sugestões: Coloque os livros sob vasos de flores e outras peças de decoração em cima da sua mesa de centro ou estante; Disponha os livros em um móvel de forma que pareça que foram apenas deixados ali, no melhor estilo bagunça organizada.

Livros Grandes: Os livros grandes e de capa dura podem ser usados sozinhos ou combinando com mais um ou dois livros do mesmo porte. Uma tendência atual é usar biografias de estilistas famosos, como Coco Chanel e Marc Jacobs, sobre a mesa de centro da sala de estar. Outra sugestão é usar livros que tenham relação com a sua profissão ou hobby, como: decoração, culinária, pintura, costura, etc.

Solte a Imaginação

Os livros oferecem uma infinidade de possibilidades de decoração. Basta usar a sua criatividade.

O aplicativo Pinterest conta com imagens para inspirar de diversos temas, incluindo decoração. Ao ver essas imagens você irá se inspirar para criar versões com os livros que você tem em casa. Decoração legal é quando tem o toque do dono da casa.

Aproveite Para Ler

Nem só de decoração vivem os livros. Aproveite que estará em contato com eles e use-os para a função para o qual foram inventados: serem lidos. Ler é maravilhoso e, além de cultura, irá fazer de você uma pessoa mais criativa.

Os livros de decoração, além de muito bonitos, trazem muitas inspirações e dicas para você decorar o seu lar. É o tipo de peça dois em um, pois você pode ler e depois colocá-lo em um ambiente para compor a decoração.

Deixe um Comentário