Vantagens de Morar em Um Imóvel Pequeno

Escrito por on 6 de fevereiro de 2015 in Organização - Nenhum Comentário -

Quando observamos a tendência dos apartamentos e casas modernos percebemos que os imóveis estão ficando cada vez menores. Num primeiro momento as pessoas consideraram uma desvantagem morar em imóveis pequenos, contudo, saiba que podem existir diversas vantagens de morar num imóvel de menores proporções.

Para começar podemos destacar que os imóveis menores tem contas de água e luz mais modestas além de o proprietário dedicar menos horas do seu dia a dia para fazer a limpeza da casa/apartamento. O valor do imposto sobre o imóvel também é menor, mas, além disso, existem outros motivos para comemorar ter um apartamento pequeno. Confira abaixo.

A Nova Tendência Imobiliária

Os imóveis pequenos são a nova tendência mundial nesse segmento, capitais cosmopolitas como Londres, Nova York e São Paulo contam com uma grande quantidade de novos imóveis com padrões de tamanho reduzidos. A verdade é que morar numa área residencial menor, seja por escolha, conveniência ou necessidade financeira é uma tendência moderna que se afirma e se torna cada dia mais comum. Dessa forma quem investe num imóvel menor está investindo num modelo de imóvel do futuro o que tornará mais fácil uma revenda.

Preço

Imóveis que possuem metragem reduzida têm um valor de compra menor, basta fazer uma comparação de preços de imóveis de diferentes tamanhos na mesma região. Dessa forma quem mora sozinha ou casais que não tem filhos tem muito a ganhar com esse tipo de negócio. Se você não precisa de muito espaço para que investir num imóvel de grandes proporções?

Valores de Contas

Quando um ambiente é menor consequentemente gera mais economia em contas de serviços básicos como água e luz. Como o imóvel tem menos cômodos os gastos são reduzidos.

Apartamentos Pequenos

Apartamentos Pequenos

Imposto e Outros Valores

Quem opta por um imóvel pequeno tem gastos menores com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e também com os valores para fazer o registro da escritura de compra e venda ou então com o contrato de financiamento que tem os seus valores calculados com base no tamanho do imóvel. O dinheiro que é economizado com os impostos pode ser utilizado em outros fins como instalar um serviço de alarme ou para fazer um seguro residencial.

Menos Tempo Para a Limpeza

Chegar em casa depois de um dia difícil no trabalho e encontrar um espaço aconchegante e bem limpo é sempre bom. Quem tem um imóvel pequeno tem mais facilidade para manter o espaço limpo uma vez que lega menos tempo para fazer a faxina geral do ambiente. Ninguém tem muito tempo para perder fazendo limpeza, não é mesmo?

Integração dos Espaços

Os imóveis pequenos oferecem uma integração mais fácil dos espaços, por exemplo, você pode facilmente criar uma cozinha americana separada dos demais cômodos por um balcão. Hoje em dia esse tipo de decoração é muito bem vindo como uma forma de integrar melhor os espaços de um imóvel facilitando assim que haja mais interação entre as pessoas.

Nada de Supérfluo

Quando se tem pouco espaço é mais difícil criar grandes bagunças e acúmulo de objetos e móveis supérfluos. Nesse aspecto ter pouco espaço pode ser um ponto bem positivo, será mantido na sua casa apenas o que é realmente essencial. Se torna importante pensar melhor na hora de escolher os móveis e os utilitários, levar para casa somente o que é necessário.

Decoração Menos Carregada

Pelo fato de se tratar de um ambiente pequeno e com pouco espaço o proprietário tem menos risco de errar a mão na decoração. Saiba que se afirma a tendência decorativa de que menos é realmente mais. Assim as peças que você realmente gosta acabam ganhando mais destaque uma vez que não tem grande concorrência. Além disso, o proprietário de um imóvel pequeno gasta menos para comprar os seus móveis e por isso pode adquirir peças de mais qualidade e valor agregado.

Economia

Imóveis pequenos demandam menos gastos em produtos de limpeza entre outros e com isso o proprietário economiza um bom dinheiro todo mês. Pense para fazer a limpeza de um sobrado irá se gastar uma boa quantia de produtos enquanto que para limpar um imóvel pequeno irá se gastar bem menos.

Junção de Cômodos

Junção de Cômodos

Dicas Para Imóveis Pequenos

Depois de conhecer todas as vantagens que ter um imóvel pequeno podem trazer para você é legal saber também como deixar o ambiente mais prático e bem arrumado. A seguir vamos dar algumas dicas de como deixar o seu imóvel ainda mais arrumado e prático.

Unidade

Se você deseja que o seu imóvel pareça um pouco maior diante dos olhos de quem te visita deve apostar num visual de unidade, ou seja, usar um mesmo piso nos diferentes cômodos, manter a mesma cor nas paredes de todos os espaços e assim por diante. Usar elementos como balcão ou outros para fazer a delimitação é a melhor maneira de deixar o espaço com um visual de maior.

Portas de Correr

Outra forma de dividir os espaços sem usar paredes é com as portas de correr, isso porque elas são práticas e servem para isolar os ambientes nos momentos em que existe a necessidade de mais intimidade. Uma porta de correr pode ser usada entre a sala se estar e a cozinha, por exemplo. Pode também ser usada entre a cozinha e a sala de jantar de forma a poder aproveitar mais a luz natural de um cômodo e isolá-lo quando achar necessário.

Paredes Coloridas

Ter pontos de cor na decoração do seu imóvel pode ajudar a deixá-lo com um visual que passe a ideia de que ele é maior. Uma dica legal é pintar com uma cor forte a parede que é vista assim que as pessoas entram no ambiente, pois isso faz parecer que o local é maior. Mas, atenção evite pintar todas as paredes com um tom muito chamativo porque você pode enjoar facilmente da cor. Use branco ou tons neutros nas demais paredes para criar um visual mais harmônico.

Deixe um Comentário